FUNIL DE VENDAS – COMO FUNCIONA?

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Existe um processo muito bem definido pelo qual passam os consumidores na hora de fazer as suas compras. Para ele é dado o nome de funil de vendas – também conhecido como funil de conversão ou funil de marketing.

A grande questão é que, por mais que muitos estejam vagamente familiarizados com o termos, não entendem como ele funciona, a fim de obter os melhores resultados possíveis. Portanto, aproveitamos a postagem de hoje para explicar o seu funcionamento e uso.

O que é funil de vendas?

Em primeiro lugar, é preciso entender o conceito do funil de vendas. Ele, na verdade, funciona como uma metáfora que usa a imagem do funil (boca de entrada larga e saída bem menor) para explicar a gestão das oportunidades de vendas de uma empresa.

Os números de etapas específicas dentro desse funil podem variar em quantidade – e até mesmo o tempo para a efetivação do ciclo podem ser alteradas, mas na verdade, o fundamental para se prestar atenção é a realidade do seu negócio e como personalizar o processos e ferramentas para garantir que o gerenciamento desse funil seja eficiente para conquistar vendas e clientes.

Veremos a seguir, de forma mais detalhada, cada parte do funil de vendas para entender o seu funcionamento na prática.

Como funciona o funil de vendas?

Funil de vendas
Funil de vendas

Ele pode ser dividido, basicamente, em três momentos. São eles:

Topo de funil

A parte mais larga, em que os possíveis consumidores ainda não estão interessados em fechar negócio. Muitas vezes tem uma necessidade ou desejo e precisa pesquisar para obter maiores informações a esse respeito.

O melhor aqui é focar em produzir e divulgar conteúdos que despertem o interesse, oferecendo resposta a essas dúvidas (normalmente bem básicas), sem, com isso, fazer qualquer insinuação que pareça com uma proposta comercial. É fundamental lembrar aqui que quanto mais pessoas forem atraídas, maiores as chances e números de conversões.

Meio de funil

Ao despertar o interesse, chega o momento de focar e otimizar, buscando oferecer conteúdos que transformem esses visitantes interessados em leads e, então qualificá-los.

Já que essa empresa já foi educada sobre o assunto e tem condições de formular de forma mais exata as suas dúvidas, o papel do conteúdo está em mostrar o que você tem a oferecer e, em troca, conseguir dele informações que vão permitir o aprofundamento dessa relação, seja pelo envio de e-mails, telefonemas ou outras formas de contato personalizadas.

A partir desse momento é necessário usar ferramentas que permitam automatizar o marketing para obter informações cada vez mais detalhadas para estreitar a confiança na sua marca e permitir saber se esse lead é ou não um possível cliente.

Fundo de funil

Agora é chegada a hora de oferecer a esse possível cliente os produtos e serviços que mais se encaixem como resposta às suas necessidades e desejos. Demonstrações, canais para vendas, vale aqui criar e estabelecer ações que levem o consumidor – que já confia na marca – a investir nos seus produtos e serviços.

Como o funil de vendas é utilizado?

Com a competição feroz dos dias de hoje, é preciso pensar em estratégias que permitam a uma marca se destacar frente à concorrência. Isso significa que, ao aplicar o funil de vendas, as equipes de marketing e vendas vão se esforçar em colocar em prática ações duradouras, que permitem não apenas a venda de um produto ou serviço, mas o estabelecimento de uma relação de confiança, algo que resulta na fidelização da clientela.

Isso significa, em termos práticos, que esse investimento permite à empresa criar clientes fieis à marca, que vão espalhar e repetir as suas boas experiências diante do mercado. Isso tem um impacto certeiro nos custos, já que é muito mais barato investir na fidelização do que na constante conquista de novos (e eventuais) consumidores.

A questão que fica é: como a sua marca investe no funil de vendas para captar e manter a base de clientes? Divida suas dúvidas e opiniões nos comentários!

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