Como Utilizar o Snapchatp Para Seus Negócios

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As redes sociais estão em constante evolução e seu sucesso vem com a geração de novas e diversificadas plataformas. Aqui analisamos o fenômeno do Snapchat, uma rede social usada pelos jovens que pode ser benéfica para a sua marca.

As redes sociais são cada vez mais variadas e inovadoras. O estrondoso sucesso de algumas plataformas como o Facebook ou o Twitter geraram um fenômeno que, até agora, nunca desacelerou. O tempo todo nascem novas redes sociais que necessitam de criatividade e originalidade para se destacarem das existentes.

As características que apresentam essas plataformas emergentes podem ser chamativas e bastante curiosas em alguns casos. No entanto, na época a ideia de nós nos comunicarmos através de 140 carácteres gerou diversas reações, e hoje o Twitter é fundamental para a promoção de uma marca e de um ecommerce.

Há momentos em que em uma estratégia de social media falta lugar para algumas redes sociais que parecem ter o necessário para espalhar uma marca. No entanto, se você abrir os olhos, em todas há sempre algo levando em conta a sua finalidade.

Este artigo analisa o Snapchat, uma plataforma com uma ideia que marca uma ruptura com os seus concorrentes: é usada para enviar imagens para outros usuários que desaparecem após 10 segundos. Hoje é uma das redes mais completas e representa uma empresa de USD 10 milhões.

Talvez não há nada novo nisso, o Snapchat tornou-se famoso rapidamente. É necessário considerar alguns dos fatos para aproveitar este aplicativo em sua empresa. Se você direciona seu conteúdo as decisões de alto nível nas corporações, o Snapchat não será muito útil. Ou seja,ele não é para todos.

O Snapchat é uma excelente escolha se sua marca tem como o objetivo alcançar o público jovem. Sem abusar da sua utilização, é uma nova plataforma que pode funcionar para as vendas e ser muito bem sucedida. Empresas como a Coca-Cola, a General Electric ou Acura, estão usando essa nova opção para adiantar os lançamentos, oferecer prêmios e descontos, todos aspectos que favorecem o posicionamento da marca. É muito eficaz para deixar o usuário com a expectativa e o deixar interessados em segui-lo.

Algo para ter em mente é que a eficácia desta plataforma está na surpresa, o avanço de algo novo, ou uma oferta na qual o usuário deve ficar atento para ser o primeiro a tirar proveito. É ideal para publicar códigos de desconto para que os seus clientes se mantenham atentos sobre a marca. No entanto, não é aconselhável abusar da sua utilização, tornar-se previsível ou invadir constantemente o usuário com spam. Você deve escolher bem para quem você vai usar essa rede social e se beneficiar das suas características.

Quais são os principais dados a se levar em conta sobre o Snapchat? A continuação, uma análise da informação proposta por Marketo em seu gráfico.

# 1 Quem usa o Snapchat?

Esta plataforma está se tornando um sucesso para as marcas que apontam para um público jovem. O Snapchat é frequentemente utilizado por pessoas entre 13 a 25 anos. Também cresceu nos últimos tempos de um tal maneira que se estima que ele tenha quase tantos usuários ativos como o Twitter, embora é considerável a diferença entre o número de pessoas registadas.

70% dos usuários do Snapchat são mulheres, o que não é pouca coisa se a sua empresa procura posicionar os produtos que o público feminino utiliza com maior frequência. Esta plataforma tem26 milhões de usuários ativos, que enviam por média 400 milhões de “snaps” por dia.

 O dispositivo preferido para usar esta rede é o iPhone com 18% do total. É uma rede social ideal para chegar através dos smatphones dos usuários. O fator instantâneo desempenha um papel essencial em seu funcionamento.

# 2 O crescimento sustentado

O Snapchat é uma rede social que continua crescendo rapidamente, razão suficiente para incluí-la em sua estratégia se você visa atingir adolescentes ou jovens com menos de 30 anos de idade. Entre Maio de 2012 e Abril 2013 ela experimentou o maior crescimento registrado, passando de reproduzir 6 milhões de snaps por dia para alcançar os 150 milhões diários. Tudo isto em menos de um ano.

Esta plataforma continua crescendo, posicionando-se entre as mais poderosas e conhecidas, tais como o Facebook e o Twitter. No entanto, não é apenas um aplicativo divertido utilizado pelos jovens para se divertir. As grandes marcas observaram seu potencial e começaram a usá-lo.

# 3 Principais casos de êxito

Ao adicionar novas plataformas e estratégias, é importante rever alguns exemplos de estudos de casos que mostram o potencial que essas inovações oferecem.

A marca de alimentos Taco Bell foi um dos primeiros a experimentar o Snapchat para gerar expectativa entre os seus seguidores. Primeiro ele convocou a partir de sua conta no Twitter e, em seguida, já no Snapchat, começou a transmitir uma imagem de um novo produto e sua data de lançamento para atrair clientes.

Outro caso exemplar, Acura, marca de carros japonesa, citou para seus seguidores no Instagram que eles ficassem atentos a sua conta do Snapchat. As primeiras cem pessoas que acessassem teriam a possibilidade de ver um vídeo curto com um novo produto.

Outro caso que nos mostra o gráfico correspondente a Wet Seal, uma marca de roupas para adolescentes que entregou sua conta para uma adolescente de 16 anos por dois dias. Através do “My Story”, que permite que todos os seus seguidores vejam o conteúdo, com isso gerou um fenômeno que envolveu 9.000 novos seguidores e 6.000 visitas à história dessa jovem.

Em 2013, a designer Rebecca Minkoff mostrou a seus seguidores sua nova coleção, pouco antes de apresentar a semana de moda em Nova York.

Esta rede social é ideal para dar aos seus seguidores o gosto do que está por vir, para gerar expectativas e envolvimento com a marca. Um presente de dez segundos para o usuário pode ser traduzido em expectativa, atenção, difusão, novos seguidores e numerosas vendas.

# 4 Para quê se usa o Snapchat e os passos para seguir

A plataforma é usada principalmente para promover cursos, oferecer cupons e códigos de desconto. É muito útil para promover o lançamento de um novo produto, ou mostrar vídeos dirigidos ou por trás das cenas.

No momento de utilizar, após a criação da conta, um passo importante é anunciar em outras mídias sociais, como o Facebook, o Twitter ou o Instagram. Após esse passo você deverecompensar seus fãs com alguma novidade, concurso ou desconto relevante para sua marca. Em seguida, publicar o conteúdo visual é essencial para manter o equilíbrio entre o cliente e a empresa. A etapa final, mas não menos importante, tem a ver com a ativação do modo “My Story”, a fim de chegar a todos os fãs simultaneamente.

Você tem que se adaptar às mudanças e as novas plataformas emergentes, já que todas elas têm suas características que podem ser exploradas. Neste caso, a vantagem é mais perceptível se a sua marca visa atingir aos jovens.

Você usa o Snapchat como parte de sua estratégia? Comente com a gente. Além disso, convidamos você a baixar aqui nosso E-Book sobre social media.

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